NÃO FOI DESSA VEZ PARA O TUPI F.C.

O ‘Campeonato Brasileiro Interclubes – Modalidade Dadinho’ é naturalmente difícil e disputado, mas a edição 2014 – a maior já realizada, com 20 equipes -, que ocorreu neste final de semana (dias 08 e 09), foi especialmente complicada. Ela contou com, pelo menos, sete fortes candidatos à conquista: Flamengo/RJ (até então bicampeão), América/RJ, River/RJ, Tijuca/RJ, Piedade/RJ, Tupi/MG e Clube Curitibano/PR.
Além do Tupi, Minas Gerais estava representado pela Associação Portuguesa-Futrica e São Carlos-Futrica, ambos de Juiz de Fora, mais o Olympic de Barbacena e o Prainha de Rio Novo. Porém, todos terão que voltar ano que vem em busca de uma melhor performance e quem sabe o inédito caneco.
Na primeira fase confirmou-se tal dificuldade esperada, destaca-se: a equipe que mais tarde torna-se-ia campeã (Tijuca T.C.) não conseguiu superar nenhum dos outros seis adversários considerados favoritos, entre eles o Tupi, mas obteve a classificação em 3º lugar geral. Dos tais sete postulantes ao título, apenas o Galo Carijó não se classificou para a fase final.
A equipe Carijó viajou ao Rio com o número mínimo de atletas para a disputa, quatro (Hélio, Leco, Luiz Henrique e Alex Lage – na sequência da foto). Pois para que fique claro, no ‘Campeonato Brasileiro Interclubes – Modalidade Dadinho’, cada jogo tem quatro confrontos simultâneos entre os quatro jogadores de cada equipe. Quem ganhar mais confrontos, vence o jogo, havendo também a possibilidade do empate tanto no confronto quanto no jogo. Porém, uma equipe pode contar com mais de quatro botonistas (sendo seis o número considerado ideal), e então revezar entre eles no decorrer das rodadas.
Não podendo fazer o rodízio de jogadores, o Tupi foi perdendo rendimento ao desenrolar do campeonato, nem o início muito bom (com cinco vitórias e um empate) foi suficiente para manter o Galo na zona de classificação, mas ainda assim, a equipe, na base da superação, chegou à última rodada dependendo somente de sua vitória, e infelizmente ela não veio. O empate com a ADDP-Cabo Frio/RJ decretou a eliminação do time juiz-forano. 
A partir das quartas, a futura-campeã que, como já foi dito, havia se classificado em 3º lugar sem triunfar sobre nenhum favorito, teria que batê-los para chegar ao título, e não foi diferente! Sem piedade, no primeiro mata-mata ficou para trás os jovens talentosos do Piedade T.C. Na semifinal, uma goleada de campeão, 4 a 0 sobre o então detentor da taça, Flamengo. Depois desse avalanche, a equipe nem precisou vencer na final, diante do River F.C. um empate bastava devido à vantagem obtida ao longo da competição: 1 a 1 e o título foi para o Tijuca T.C. Festa alvirrubra!
Ao Tupi, resta esse ano em nível nacional, somente os campeonatos individuais: a Copa do Brasil, que será disputada em Maio na capital, Brasília. E o Brasileiro, que ocorrerá em Curitiba no mês de Outubro. Neste último, Alex Lage (botonista do Tupi) defenderá seu título.
(Autor: O Estandarte)
TUPI/GRAVINA:
Resultado Final: 12º lugar
Comentários:
- Campanha:
7 vitórias (NFFC/RJ, Vasco/RJ, Operário/MS, Prainha/Rio Novo/MG, Clube Curitibano/PR, Iguaba/RJ e Olympic/Barbacena/MG).
5 empates (Tijuca/RJ, Clube dos 500/RJ, River/RJ, ADDP Cabo Frio/RJ, e Maria Zélia/SP).
7 derrotas (Fluminense/RJ, EC São Carlos/Futrica/MG, Piedade/RJ, Flamengo/RJ, Bola Quadrada/DF, A. Portuguesa – Futrica/MG, América/RJ).
Formação com apenas 4 integrantes, o que comprometeu o rendimento da equipe. No primeiro dia, apesar de conquistar 4 vitórias e 1 empate nos 5 primeiros jogos, a equipe sofreu 5 derrotas e 1 empate nas 6 rodadas seguintes, perdendo para o Fluminense (confronte direto) e sofrendo 2 derrotas regionais para EC São Carlos/Futrica/MG e A. Portuguesa-Futrica/MG.
Cabe ressaltar que a possibilidade de classificação era provável, mas o planejamento da equipe comprometeu todo o trabalho.

Equipe do Tupi/Gravina de Juiz de Fora/MG

A. PORTUGUESA-FUTRICA:
Resultado Final: 13º lugar
Comentários:
- Campanha:
8 vitórias (Iguaba/RJ, River/RJ, Maria Zélia/SP, Tupi/Gravina/MG, Prainha/Rio Novo/MG, NFFC/RJ, Operário/MS e EC São Carlos/Futrica/MG).
1 empates (Piedade/RJ).
10 derrotas (ADDP Cabo Frio/RJ, Olympic/Barbacena/MG, Flamengo/RJ, Clube dos 500/RJ, Clube Curitibano/PR, Bola Quadrada/DF, Tijuca/RJ, Vasco/RJ, Fluminense/RJ e América/RJ).
Formação com 6 integrantes (número ideal para formação de uma equipe). Excelentes resultados, principalmente a vitória sobre o River (vice-campeão) e o empate com o Piedade. Apresentou evolução com referência a participação em 2013, quando ficou na última colocação. Equipe consistente e com um excelente comando do Júlio. Faltou experiência para alguns jogos, principalmente contra Vasco, Olympic, Clube dos 500 e Fluminense.
Havia também possibilidades de classificação. Para o próximo ano se espera uma equipe mais madura que, com certeza, apresentará melhores resultados.

Equipe da Associação Portuguesa/Futrica de Juiz de Fora/MG


EC SÃO CARLOS/FUTRICA:
Resultado Final: 18º lugar
Comentários:
- Campanha:
2 vitórias (Tupi/Gravina/MG e Maria Zélia/SP).
1 empates (Clube dos 500/RJ).
16 derrotas (Flamengo/RJ, Vasco/RJ, Fluminense/RJ, ADDP Cabo Frio/RJ, Piedade/RJ, América/RJ, Clube Curitibano/PR, Iguaba/RJ, NFFC/RJ, Bola Quadrada/DF, Tijuca/RJ, A. Portuguesa/Futrica/MG, Prainha/Rio Novo/MG, River/RJ, Olympic/Barbacena/MG e Operário/MS).
Formação com 6 atletas, mas com 2 garotos de 8 e 10 anos (Nycolas e Felipe consecutivamente), jogando de igual com atletas muito conceituados. Destaque para o empate individual de Felipe com o jogador do Vasco, Renato, pelo placar de 3 x 3. Equipe que eliminou o Tupi/Gravina/MG de disputar a fase de play-offs. Resultado expressivo para uma equipe recém formada e que através de seu grande mentor, Sidney Vieira, segue em ritmo de crescente constante, projetando ainda incomodar muito seus adversários nas próximas edições.

Equipe do E.C. São Carlos/Futrica de Juiz de Fora/MG


PRAINHA/RIO NOVO:
Resultado Final: 19º lugar
Comentários:
- Campanha:
1 vitórias (EC São Carlos/Futrica/MG).
2 empates (Operário/MS e Iguaba/RJ).
16 derrotas (Flamengo/RJ, Vasco/RJ, Fluminense/RJ, ADDP Cabo Frio/RJ, Piedade/RJ, América/RJ, Clube Curitibano/PR, NFFC/RJ, Bola Quadrada/DF, Tijuca/RJ, A. Portuguesa/Futrica/MG, Prainha/Rio Novo/MG, River/RJ, Olympic/Barbacena/MG, Clube dos 500/RJ e Maria Zélia/SP).
Formação no primeiro dia com 5 atletas, mas jogando com apenas 4 no segundo dia. Desempenho abaixo da média, se levar em consideração o nível dos atletas. Mas, a questão também de haver somente 4 atletas no segundo dia, também atrapalhou o desempenho da equipe. Para as próximas edições será necessário, também, a inclusão de, no mínimo, dois jogadores reservas.

Equipe do Prainha de Rio Novo/MG

OLYMPIC/BARBACENA:
Resultado Final: 16º lugar
Comentários:
- Campanha:
5 vitórias (A. Portuguesa/Futrica/MG, Maria Zélia/MG, Operário/MS, EC São Carlos/Futrica/MG, Painha/Rio Novo/MG).
1 empates (River).
13 derrotas (Flamengo/RJ, Vasco/RJ, Fluminense/RJ, ADDP Cabo Frio/RJ, Piedade/RJ, América/RJ, Clube Curitibano/PR, Tupi/Gravina/MG, Iguaba/RJ, NFFC/RJ, Bola Quadrada/DF, Tijuca/RJ e Clube dos 500/RJ).
Formação com 9 atletas. Equipe em crescimento, mas que precisa ter atletas participando das competições individuais a nível nacional. Faz um excelente trabalho em Barbacena através do Cristiano e Paulinho. Tem tudo para evoluir cada vez mais.

Equipe do Olympic de Barbacena/MG


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRMANDO A BOA FASE, LUIZ HENRIQUE CONQUISTA A 4ª EDJF 2015

LUIZ HENRIQUE CONQUISTA A 2ª ETAPA DADINHO BARBACENA